6º CAMPEONATO NACIONAL DE JOGOS MATEMÁTICOS

No passado dia 22 de Fevereiro realizou-se, na nossa Escola, o campeonato de jogos matemáticos que integram a terceira categoria (3º Ciclo) – Ouri, Hex e o Rastros. Foram os seguintes os três vencedores deste campeonato interno:

Jogo                  Ano/T    Nome
HEX                   7ªA        Guilherme de Matos Simões
OURI                9ºB           Inês Isabel Rocha Medeiros
RASTROS       9ºA           Tiago Pedro Dinis

Estes três alunos representaram a Escola na Final Nacional do CNJM6, evento que se realizou no passado dia 12 de Março de 2010, no Centro Nacional de Exposições em Santarém.
Nesta final participaram mais de dois mil alunos dos ensinos básico e secundário vindos de escolas de todo o país. Cada escola pode inscrever apenas um aluno por jogo e por categoria (nível de ensino).
Para cada jogo/categoria houve duas fases: a fase preliminar de apuramentos e a fase final. Durante a manhã decorreu a fase preliminar de apuramentos. Nesta fase os concorrentes de cada jogo/ciclo foram agrupados em mesas de 12 fazendo cada um deles quatro jogos com adversários diferentes, segundo o sistema suíço de emparceiramento. Passava à fase final o único jogador que ganhasse todos os jogos.
O Guilherme, a Inês e o Tiago tiveram, nesta fase preliminar, uma prestação muito meritória: O Guilherme venceu alguns jogos, a Inês apenas não venceu o segundo jogo e o Tiago, como já fizera no campeonato do ano anterior, venceu todos os jogos, sendo o vencedor da sua mesa e, assim, participando na fase final.
Após o almoço, oferecido pela organização, decorreu a fase final, também organizada segundo o sistema suíço de emparceiramento. O professor e os dois alunos que já não estavam em competição viveram 2 horas de muita expectativa e elevada ansiedade, observando à distância o seu aluno e colega ganhar jogo após jogo, vencendo adversários cada vez mais difíceis, até à vitória final. Foi com uma mistura de admiração e orgulho que, pelas 16:30 horas, ficámos de olhos bem fixos no painel de resultados vendo os nomes do Tiago e da Escola Maria Alice Gouveia com vencedores do jogo Rastros na categoria 3º Ciclo.
O evento terminou com uma bonita sessão de entrega de prémios e diplomas onde participaram diversas individualidades regionais e nacionais.
Aos três alunos que tive o privilégio de acompanhar, muitos parabéns e votos dos maiores sucessos para o futuro.
António Castelo Gama

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: