Concurso HÁ POESIA NA ESCOLA | RBC |1º Ciclo | Resultados!

 O Concurso de Poesia dirigido aos alunos do 1º Ciclo tem 10 vencedores ex-aequo – o nosso vencedor chama-se Alexandre Pereira Link Ferreira e frequenta o 4ºB da Escola Básica do 1º Ciclo Bairro Norton de Matos. Muitos parabéns! Todas as cinco poesias seleccionadas para esta última fase são de grande qualidade e beleza! Aqui estão elas com os votos de Boas Leituras e felicitações a todos os participantes!

As flores caem em cima de tudo

 Caem flores no meu telhado,

Caem flores no meu jardim,

Chegam ao chão e cheiram a alecrim.

Caem flores no meu telhado,

Caem flores no meu jardim,

Apanho-as todas e dou-as ao Valentim

Caem flores no meu carro,

Caem flores em cima de mim,

Quando as agarro elas fogem de mim.

Caem flores no meu carro,

Caem flores em cima de mim,

Quando lhes atiro um cigarro

Elas chegam ao fim.

                                     Alexandre Pereira Link Ferreira

                                    EB1 Bairro Norton de Matos

                                    4º B, Nº 1.

A Reciclagem

 É importante reciclar,

Para o ambiente ajudar,

À Natureza vamos dar

Um presente de encantar.

O mundo vai morrer

Se não o ajudarmos,

É o que vai acontecer

Se não o adorarmos.

No azul o papel vamos colocar,

No amarelo plástico e metal deixar,

No verde o vidro pousar,

E assim é que podemos ajudar.

Carlos Daniel Gândara Neves

EB1 Bairro Norton de Matos

4º A , Nº 5

Chegou a Primavera!

Chegou a Primavera!

Veio de mansinho, devagar,

no voo das aves a chilrear,

no perfume das flores

para colorir de mil cores

os campos  por enfeitar.

Chegou a Primavera!

Há folhas novas a olhar.

Desembrulham a frescura

e escutam com ternura

o canto dos passarinhos

que  ali fizeram ninhos.

Chegou a Primavera!

Botões pálidos a espreitar,

nos  novos vestidos verdinhos

das árvores do recreio,

sorriem para os meninos

que brincam lá no meio.

Chegou a Primavera!

Que bom é voltar a ver

as coisas  a acontecer,

lindas desta maneira!

Cheirar o Sol a aquecer,

a brilhar, a querer

entrar nesta brincadeira!

Chegou a Primavera!

Trabalho colectivo – 4º A

EB1 Quinta das Flores

O Carnaval

O carnaval é alegria

tem surpresas e fantasias,

serpentinas pelo ar

e confetis a voar.

O meu fato é de pintora,

a minha amiga é agricultora.

O carnaval acabou,

e a festa ainda agora começou. 

Bárbara Sol e Barata – 3.ºB

EB1 Bairro Norton de Matos

O INVERNO

Bate a chuva na vidraça

Molha todo o meu jardim

Quero ir para a praça

Mas não posso ir assim.

Peço à chuva que pare

Mas ela diz-me que não

Fico no quarto a sonhar

Enquanto não chega o Verão.

O Inverno é mesmo assim

Parece que não tem fim.

Escola Básica do Bairro Norton de Matos, Coimbra 

Diogo Miguel Nogueira Pires Mendonça, 3º A

Deixe uma Resposta

