3 de Junho de 2010 | In Memoriam de João Aguiar

In Memoriam | João Aguiar

O escritor João Aguiar faleceu aos 66 anos, no dia 4 de Junho de 2010, vítima de cancro. Segundo o seu editor, ficou por publicar o livro em que o autor estava empenhado nos últimos tempos.

 João Casimiro Namorado de Aguiar nasceu a 28 de Outubro de 1943 e viveu a infância entre Lisboa – a sua cidade-natal – e a Beira, em Moçambique. Licenciou-se em Jornalismo pela Universidade Livre de Bruxelas e iniciou-se na RTP, em 1963, mais tarde trabalhou em vários jornais. Os livros «O Bando dos Quatro» e «A Voz dos Deuses» tornaram-no conhecido do grande público.
João Aguiar escreveu mais de duas dezenas de romances e criou duas séries de televisão destinadas ao público mais jovem – «Sebastião e os Mundos Secretos» e o «Bando dos Quatro», no qual ele próprio figura na personagem do Tio João
O último livro foi publicado em 2008, com o título “O Priorado do Cifrão”. Estava agora a preparar um livro sobre a revolta popular de 1383, que levou o Mestre de Avis, futuro D. João I, ao trono, obra que não chegou a ser concluída.
Num texto que escreveu para o «Jornal de Letras» em 2005, João Aguiar contava que «A minha vida não dava um livro, e ainda bem. Em compensação, o facto de os meus livros darem uma vida – boa ou má, não importa para o caso -, devo-o aos momentos de não-glória que acabo de relatar.».
Na mensagem enviada à família e também já pública no site oficial da presidência, o Presidente da república, Cavaco Silva afirma que através dos seus romances, João Aguiar deu um contributo importante para a divulgação da nossa história, sobretudo, entre as gerações mais novas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: