José Saramago |1922-2010

 A escrita de Saramago explicada por ele próprio.

José e Pilar foi distinguido com o Prémio do Público na Mostra de Cinema de São Paulo, na Categoria de Melhor Documentário. Este é o segundo prémio conquistado pelo trabalho de Miguel Gonçalves Mendes, depois da atribuição do Prémio do Público no Festival Visões do Sul, no qual teve honras de abertura. Duzentas e quarenta horas filmadas, quatro anos de trabalho, três anos de intimidade com o escritor. Miguel Gonçalves Mendes mostra o José que havia em Saramago.
Esta distinção vem confirmar o entusiasmo com que o filme foi recebido pelo público brasileiro, já depois de ter sido projectado no Festival de Cinema do Rio. A estreia nas salas brasileiras teve no dia 5 de Novembro, em mais de dezasseis cidades brasileiras.
Em Portugal, a ante-estreia está marcada para o dia 16 de Novembro, pelas 22 Horas, no Cinema São Jorge e a estreia oficial para o dia 18 de Novembro, data em que o Lux-Frágil recebe, pelas 24 Horas, o concerto de apresentação da banda sonora da película. Os possuidores de bilhete para o filme no dia da estreia terão acesso gratuito ao concerto.

in Fundação José Saramago

Consulta o nosso post publicado no dia 18 de Junho de 2010.

Achei interessante pois foram ditas coisas das quais os alunos não tinham  conhecimento. As leituras tinham tudo a ver com a apresentação e ficámos mais interessados ao ouvir pequenos excertos das obras de Saramago. Foi divertido e espero que volte a haver mais palestras destas.

Raquel 8º E

A minha opinião sobre o encontro para falar de Saramago é que foi muito produtivo. Acho que neste tipo de encontros o principal objectivo elevar as pessoas a ficarem interessadas pelo assunto referido e espero que haja mais actividades deste género não só porque contribuem para a cultura literária das pessoas mas também para ficarmos a conhecer um pouco aquilo que o nosso país tem ou teve para nos oferecer.

Carolina 8º E

Na minha opinião, este encontro de homenagem a José Saramago, um grande escritor português, foi bastante interessante e educativo. Com efeito, é de extrema importância falarmos deste escritor uma vez que foi um marco importante na literatura portuguesa, tendo inclusivamente ganho o prémio Nobel da Literatura.

Lourenço 8º C

Fiquei a saber mais sobre a vida interessante de José Saramago. O que mais me marcou foi a frase que ele disse quando recebeu o prémio Nobel da Literatura, em que refere que a pessoa mais culta que conheceu não sabia ler nem escrever. Penso que o powerpoint estava bem organizado. O filme que vimos sobre «A mais bela flor do mundo» não me despertou muito interesse mas, no geral, gostei.

Gonçalo Coutinho 8º C

Gostei do powerpoint que vimos, principalmente das mensagens a amarelo. Durante a sessão senti muitos sentimentos e devo dizer que gostei de lá estar. A parte de que mais gostei foi quando a nossa professora de português leu o texto «Carta para a minha avó Josefa». Nunca li nenhuma obra deste escritor. Gostei do filme «A maior flor do mundo» pois retrata a desflorestação provocada pelo homem.

Catarina 8ºC

Achei interessante pois antes desta actividade apenas sabia que Saramago tinha ganho o prémio Nobel da Literatura em 1998 e conhecia alguns livros (um deles «A maior flor do mundo» que me foi oferecido em criança). O que mais me impressionou foi o facto de Saramago não ter grandes estudos ( ele próprio disse que os seus professores eram os seus livros).

Diana 8º C

No dia 25 de Novembro, a nossa turma teve uma sessão sobre Saramago, grande escritor português. Eu gostei muito e acho que nos ensinou e despertou-nos o interesse este escritor. Aquilo de que mais gostei foi dos textos lidos na sessão e as frases dele que me marcaram. Só ouvia falar mal de Saramago, ora porque não sabia escrever livros ora porque não tinha o direito de desrespeitar os cristãos mas, com apenas esta sessão, percebi que não é assim. Acho que agora, um bom desafio seria ler um livro deste escritor, José Saramago. Acho também que as professoras Maria João e Fátima Conceição prepararam muito bem a sessão.

Madalena 8º C

Deixe uma Resposta

