10 DE DEZEMBRO | EntreContos | N’ha África

 

 

 

A Equipa da Biblioteca da Escola Dr.ª Mª Alice Gouveia, da qual faz parte a Dr.ª Maria João Caldeira, a Dr.ª Maria da Conceição Carvalheiro, a Dr.ª Diana Rosa – estagiária, o Dr. Manuel Fresco e a D. Cristina Costa em colaboração com as Estagiárias de Serviço Social realizaram, no dia 10 de Dezembro de 2010, pelas 15h30, uma sessão na Biblioteca da Alice centrada na cultura africana designada de “EntreContos | Ler, ver e sentir …em vários sotaques”. Foi assim possível contactar com literatura e artefactos alusivos tanto à Cultura Africana como à Cultura Oriental, complementada com música, adereços, painéis e algumas bandeiras de Países Africanos, cedidos generosamente por Professores, Funcionários e Encarregados de Educação.

   A abertura ficou a cargo dos alunos do 5º H da Escola Dr.ª Mª Alice Gouveia, que acompanhados da Professora de Música, Ana Cristina Gonçalves, nos ofereceram um pequeno espectáculo de música com alguns instrumentos africanos, sendo de realçar as batidas de Tambor. Foi convidada a palestrar, a Dr.ª Maria de Conceição Carvalho (Professora da Lousã que lecciona Economia) que é natural de Angola onde viveu aproximadamente 35 anos. Foi notória a forte ligação e a paixão pelas suas raízes que deixou transparecer através de algumas histórias e da linguagem adoptada, tanto em quimbundo – ensinando palavras simples aos presentes – como em Português falado em Angola, vulgarmente conhecido.

Pela voz do 5º H ainda foram lidos poemas alusivos a alguns Países Africanos bem como o conto africano, “ A cor dos olhos”. A Professora Maria da Conceição Carvalheiro interveio com a apresentação de alguns slides, dando conta da especificidade da cultura africana no seu todo, realçando o papel importante atribuído à família e ao ancestral, carregado de simbolismo.

O encerramento foi marcado por um convívio entre todos os presentes que foram convidados a experimentar um bolo tipicamente angolano trazido por uma Encarregada de Educação, a D. Irina Fazenda, e a escutar um texto “ As Mãos dos Pretos” lido pelo Dr. Francisco que se encontra no livro “ Nós Matamos o Cão Tinhoso”, da autoria de Luís Bernardo Honwana.

De referir que embora já não se encontra a mostra da Cultura Africana no interior da Biblioteca, é possível encontrar à entrada da mesma uma exposição alusiva às especificidades e à produção literária dos diversos países – S. Tomé e Príncipe, Moçambique, Guiné, Angola, Cabo Verde, Timor, Brasil, Goa e Macau.

Agradecemos a colaboração de todos os envolvidos, o material cedido pelos Encarregados de educação, Pessoal Docente e não Docente e pelo interesse demonstrado pelos participantes em conhecer a Cultura Africana.

Foi um momento inesquecível e que ficará para sempre nos nossos corações!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: