Eco-Escolas continua a ajudar!

O grupo de Trabalho do projecto Eco-Escolas agradece  a toda a comunidade escolar a sua solidariedade e dá os Parabéns pela forma como contribuíram para a divulgação e construção do Sonho que era ajudar quem mais precisava durante a Quadra Natalícia e se possível todos os dias do ano.

No âmbito do Projecto Eco-Escolas, estamos a dar continuidade à iniciativa de reutilização e partilha de produtos de modo a reduzir o consumismo desenfreado e ajudar os que precisam. Assim, até ao final do ano lectivo a recolha de roupa prosseguirá e será entregue à delegação da AMI de Coimbra para ser distribuída por quem mais dela necessitar.

É também uma prioridade para este projecto desenvolver iniciativas de solidariedade e de sensibilização ambiental com o objectivo de que a escola seja cada vez mais um espaço para uma aprendizagem permanente, de diálogo e de respeito pela harmonia entre todas as formas de vida. É através de várias actividades que constituam um desafio permanente para a comunidade escolar que as questões relacionadas com as problemáticas do excesso de resíduos, da importância da reciclagem no contexto da promoção e da utilização racional dos recursos naturais têm um maior impacto. Por isso, é importante a colaboração e o envolvimento de todos, contribuindo para uma reflexão conjunta que promova a melhoria da qualidade de vida, na partilha de responsabilidades e de acções transformadoras.

Aqui estão algumas das nossas acções cujos produtos reverterão para a AMI e para o Projecto Green Corks (Quercus) a desenvolver durante o ano lectivo:

  • Campanha de recolha de roupas de criança pequena e roupa de homem a ser entregue aos directores de turma e às funcionárias do Bloco A
  • Recolha de de rolhas de Cortiça
  • Recolha de tampas de Plástico –Está a ser efectuada uma recolha de tampas de plástico, tendo como lema “Tampa a tampa a turma encanta”; salientando-se o número considerável de tampas já recolhidas pelas turmas. Esta acção de beneficência visa ajudar a adquirir instrumentos de apoio a pessoas com deficiência.
  • Pilhas e Acumuladores usados – Deposite as pilhas e acumuladores (baterias de telemóvel, por exemplo) usados nos pilhões disponíveis em muitos locais de venda destes produtos, na nossa  escola, juntas de freguesia e outros locais públicos
  • Recolha de Toners,Tinteiros Usados e Telemóveis – Estes equipamentos são poluentes e devem ser colocados no Ponto de recolha, no Bloco A, durante o mês de Janeiro e seguintes, facilitando ao consumidor o encaminhamento dos equipamentos em fim de vida de forma ambientalmente correcta.
  • Recolha de Radiografias usadas – os postos de recolha localizam-se nas farmácias portuguesas, sendo, posteriormente, recicladas com vista ao aproveitamento da prata que contêm. A nossa escola também procede à recolha de radiografias usadas durante o 2º Período.

Nunca é demais relembrar que todos os pequenos gestos são muito importantes para preservar o nosso meio ambiente, evitando desperdícios e consumir somente o necessário!

Maria Fernanda Henriques (Coordenadora do Projecto Eco-Escolas) 
Equipa da BE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: