Eu li!

Título : Recados da mãe
Autora : Maria Teresa Maia Gonzalez
Editora : Verbo
Data de Edição: 2008
ISBN: 978-972-22-2477-2

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para os 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, destinado a leitura autónoma

     A história começa quando as irmãs Clara e Leonor esperam pela mãe à porta do colégio e esta não aparece. Elas telefonam ao pai, que tinha outra mulher e dois filhos dela, que as foi buscar e lhes disse que tinham de ir para casa dele. As irmãs percebem que algo de grave se passa e, pouco depois, ficam a saber que a mãe morreu. Por isso, vão para Coimbra, para a Quinta do Chorão, propriedade de avó paterna, D. Matilde. Primeiro, vão apenas de férias, mas depois ficam a morar lá definitivamente. Aí, vão estudar no colégio de Santa Isabel. Ao longo de toda a história, Clara, a irmã mais velha, cuida de Leonor com o carinho de uma mãe e fá-la acreditar que sonha, de noite, com a mãe e que, nos sonhos, a mãe está feliz a manda recados para Leonor.
     A estadia em casa da avó Matilde não é fácil, no início, porque a avó era quase uma estranha e sobretudo devido à presença da tia Amélia, irmã da avó, que é uma pessoa dura e insensível. A avó, pelo contrário, acaba por revelar-se amiga e carinhosa com elas. No final dos estudos no colégio, Clara decide ser freira e vai para África em missão. Leonor fica muito triste e a despedida é dolorosa. Contudo, com o tempo, Leonor habitua-se à ausência da irmã e, após a morte da avó, toma conta da Quinta do Chorão e decora-a como, em tempos, a irmã tinha sonhado fazê-lo.
     A história termina quando Leonor recebe uma carta da irmã, em que esta anuncia uma visita a Coimbra, a segunda visita desde que tinha partido para África, havia 20 anos.

O que mais me agradou neste livro foi a força e a coragem que as irmãs tiveram, sobretudo a mais velha, a Clara. O que menos gostei foi do comportamento insensível da tia Amélia perante a situação das duas irmãs.
Recomendo este livro a um amigo, pois é uma obra que tem muitas lições de vida e é muito interessante.

Sofia Santos
5ºFnº 25

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: