Foi com muita alegria e admiração que recebemos D. Ximenes Belo na nossa escola!
A poesia a duas vozes – tétum e português – do 6ºF a poesia dramatizada pelo 5ºF e a dança, receberam o Prémio Nobel da Paz. Foi uma honra para a nossa escola podermos ouvir a partilha de quem tem lutado ao longo de toda a sua vida pelos Direitos Humanos. Obrigada por se ter deslocado a Coimbra!
A Equipa da BE
Estivemos num Encontro com o senhor Bispo D. Ximenes Belo no dia 3 de Maio. Ele é uma pessoa muito simpática, meiga e gentil.
Falou de solidariedade e da Paz, dizendo que os direitos humanos são de todos nós, que não julgássemos pela aparência e pela religião, mas para respeitarmos todas as pessoas como elas são. Também explicou que temos de fazer um esforço para não lutarmos uns com os outros e para não arranjar conflitos.
A nossa escola preparou música, dança e poemas para a sua recepção.
Nós gostámos muito, só foi pena o som não estar nas melhores condições.
Turma do 5ºB
O Prémio Nobel da Paz de 1996 foi atribuído ao bispo de Díli, D. Ximenes Belo, e ao representante da Resistência Timorense no Exterior, José Ramos-Horta.
O Prémio Nobel é um reconhecimento internacional para quem o recebe e, no ano de 1996, este prémio aclamou a causa timorense como uma grande causa internacional, onde D. Ximenes Belo e Ramos-Horta, representam a luta pela paz, pela liberdade e pelo direito, e é com o seu profundo humanismo e fé num futuro melhor, que simbolizam a voz e a força do povo de Timor.
Aqui estão algumas fotografias que nos apresentam retratos dispersos de Timor através do olhar da Dr.ª Dina Mendes – Coord. Interconcelhia da RBE que aí esteve de Setembro de 2010 a Janeiro deste ano!
A Biblioteca Escolar apresentou imagens dispersas de Timor.
Filed under: 2º Ciclo, 3º Ciclo, Comunidade Educativa, EMRC |
Deixe uma Resposta