Os nossos escritores! | Crónica: ”História com palavras”

Damos início a uma rubrica que existe, porque temos sempre algo de escritores dentro de nós!

Boas leituras com a crónica do nosso aluno do 9.ºA  – José Carreira, realizada no âmbito da disciplina de Português.

                      Crónica:”História com palavras”

Desço a rua, cumprimento os meus vizinhos, entro no metropolitano, sorrio para a menina que está na bilheteira e digo-lhe “Bom dia!”.

 “Menina” como quem diz – ela aparenta ter idade para ser minha bisavó.

 Retribui-me o cumprimento, enquanto o olhar dela diz:”Mete-te na tua vida, fedelho! Eu já tenho duas gerações de netos e tu não tens nenhuma!”

 Desço a escada com o bilhete e entro na carruagem. Entre a maré de gente barulhenta, um homem ao meu lado tenta provocar o riso, com palavras jocosas, enfeitadas e teatrais. Não resulta. Tomo-o como referência, resolução de ano novo: não falar com pessoas no metropolitano. Absorto nos meus pensamentos, interrogo-me: onde estão as naves futuristas que nos prometeram? E os robôs que dizem os “bons dias” vazios por nós? Cambada de aldrabões! Vão ver que os fazem só para o ano que vem!

 Espero ansiosamente…

 Na paragem saio. Faço as compras e volto para casa. Quando chego à minha rua cumprimento os vizinhos. A vizinha do lado salienta como cresci desde a última vez que me viu. Distraída como é, não se lembrou que me viu de manhã. Alinho na história – orgulho-me de ser bom ator.

 Devia deixar-me de formalidades sem sentido e ir para teatro.

 Chego a casa, deito-me e fico a pensar no mundo falso e cinzento em que vivemos.

José Carreira

9.ºA

2 Respostas

  1. Brilhante, José Carreira! Brilhante! Gostei muito da luz que o teu texto tem!
    Beijinhos cheios de orgulho da tia São

  2. Não se consegue colocar gosto!!!!!!!!!! Mas eu GOSTO! Tenho dito!

Deixe uma Resposta

