1918-2013 | Nelson Mandela

 

Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918 — Joanesburgo, 5 de dezembro de 2013) deixou-nos, esta quinta-feira, aos 95 anos. Dedicou a sua vida à luta pela defesa dos direitos humanos. Foi um farol e um símbolo na luta contra o apartheid, difundindo os valores do perdão e da reconciliação. Estará para sempre connosco.

Ele diz-nos:

“Percorri esse longo caminho para a liberdade, tentei não fraquejar; dei passos errados ao longo do percurso. Mas descobri o segredo: que, depois de escalar uma montanha, apenas se descobre que há muitas mais montanhas para subir. Parei aqui um pouco para descansar, para deitar um olhar à vista maravilhosa que me rodeia, para olhar para a distância de onde vim. Mas posso descansar  somente por um momento, porque com a liberdade vêm as responsabilidades e não me atrevo a demorar, pois a minha caminhada ainda não terminou.”

O poema que se segue, escrito em 1875 pelo britânico William Ernest Henley, inspirou para sempre Nelson Mandela.

Invictus

Dentro da noite que me rodeia
Negra como um poço de lado a lado
Agradeço aos deuses que existem
por minha alma indomável

Sob as garras cruéis das circunstâncias
eu não tremo e nem me desespero
Sob os duros golpes do acaso
Minha cabeça sangra, mas continua erguida

Mais além deste lugar de lágrimas e ira,
Jazem os horrores da sombra.
Mas a ameaça dos anos,
Me encontra e me encontrará, sem medo.

Não importa quão estreito o portão
Quão repletade castigo a sentença,
Eu sou o senhor de meu destino
Eu sou o capitão de minha alma.

William Ernest Henley

 

Deixe uma Resposta

