7 de março 2014 | Aristides de Sousa Mendes na voz de Sónia Louro

sonia louro

No próximo dia 7 de março, pelas 14 horas, a escritora Sónia Louro estará mais uma vez no nosso Agrupamento de Escolas.

Desta vez, o Encontro com esta Escritora será na Biblioteca da Escola EB 2,3 de Ceira para nos apresentar o seu livro “O Cônsul desobediente” que nos relata a história de Aristides de Sousa Mendes, um homem que salvou 30000 vidas durante a Segunda Guerra Mundial, desafiando Salazar e sendo, por isso, perseguido até ao final dos seus dias.

Esta atividade é dirigida aos alunos do 9.ºA/C,  9.ºB/C  e8.ºA/C em articulação com a disciplina de História. Estarão livros disponíveis para venda e  sessão de autógrafos.

Estão patentes na BE duas exposições: uma bibliográfica e uma outra biográfica.

Depois de «Viriato, o Filho Rebelde» e «A Vida Secreta de D. Sebastião», Sónia Louro, através da editora Saída de Emergência, homenageia o homem que, sozinho e contrariando ordens superiores, mais vidas salvou do holocausto nazi e que ficou na História como o herói que desafiou Salazar, pondo em risco a sua vida e da própria família ao trocar uma carreira consular de sucesso pela salvação dos milhares de refugiados, de diversas nacionalidades, incluindo judeus, que lhe suplicaram, enquanto Cônsul em Bordéus durante a segunda guerra mundial, a concessão de vistos de entrada em Portugal.

De salientar igualmente a publicação das obras: “A Verdadeira Peregrinação” sobre Fernão Mendes Pinto em 2010 e da obra “Amália : o romance da sua vida” em setembro de 2012.

Está igualmente disponível para visionamento o filme  «Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus», de 2011,  realizado por  Francisco Manso e João Correa.

Aqui está o trailler:

Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus , revisita a extraordinária história do diplomata português que salvou mais de 30.000 vidas durante a Segunda Guerra Mundial e desvenda a consciência e coragem de um homem que ousou desafiar Salazar inscrevendo o seu nome na história da humanidade. Um filme obrigatório sobre um herói português!
Durante a ocupação de França pelas tropas nazis, dezenas de milhares de refugiados procuraram o consulado português em Bordéus, na esperança de aí obterem um visto para Portugal. Sousa Mendes viveu um terrível dilema: se concedesse vistos, contrariando uma circular de Salazar, arriscava a carreira diplomática e o sustento da sua família; se não o fizesse, todos aqueles milhares de pessoas teriam como destino os campos de concentração nazis.

Ficha Técnica:

Título: «Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus»
Título original: «Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus»
Realização: Francisco Manso, João Correa
Elenco: Carlos Paulo, João Cabral, Laura Soveral, Leonor Seixas, São José Correia, Vítor Norte
Género: Drama
País: Portugal
Ano: 2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: