Miúdos a votos! | Livros + fixes

miudosavotos

Numa iniciativa inédita, a Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior organizam a eleição dos livros preferidos das crianças e jovens portugueses. A iniciativa conta ainda com o apoio da Comissão Nacional de Eleições, da Direção-Geral da Educação, do Plano Nacional de Leitura e da Pordata.

Às crianças e jovens, será dada a possibilidade, através de uma eleição realizada em todas as escolas, de votarem no livro + fixe, aquele que mais gostaram de ler até hoje. O processo será semelhante ao de umas eleições políticas, promovendo simultaneamente a leitura e a cidadania: haverá recenseamento, apresentação de candidaturas, campanha eleitoral, votação e escrutínio dos votos, organizados e participados por alunos.

Durante a campanha eleitoral, os alunos candidatos defenderão junto dos colegas os seus livros preferidos, podendo fazê-lo em comícios, cartazes, programas de rádio e televisão, sessões de esclarecimento, debates…

A iniciativa é aberta a todos os alunos do 1.º ao 9.º ano de escolaridade e decorrerá durante o ano letivo de 2016/2017. O resultado destas eleições, que apurará a lista dos livros que as crianças e jovens portugueses mais apreciam, segundo o ciclo de ensino que frequentam, será conhecido em abril, assinalando o Dia Mundial do Livro.

O Agrupamento de Escolas Coimbra sul já está inscrito e agora é a tua vez! Vamos lá participar!

Que livros podes apresentar nestas eleições? Todos os livros, sejam eles de prosa, poesia, banda desenhada ou teatro, podem ser candidatos. A escolha do livro candidato que concorrerá a estas eleições é tua.

Podes ler o REGULAMENTO e até 19 de dezembro decorre a fase de apresentação de candidaturas. Para tal, basta vires até à tua biblioteca e apresentar AQUI o livro que candidatas à eleição.

A tua professora bibliotecária está à tua espera para te apoiar nesta campanha!

mw-680

CALENDÁRIO:
Até 5 de dezembro
RECENSEAMENTO As bibliotecas escolares/escolas manifestam interesse em participar na iniciativa, preenchendo o formulário disponível aqui. – a BE já procedeu a esta etapa.

Até 19 de dezembro
APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS Os alunos apresentam o livro que candidatam à eleição através do preenchimento do formulário disponível aqui.  – Dirige-te à Biblioteca Escolar e a Professora Bibliotecária dir-te-á o que fazer.

5 de janeiro
DIVULGAÇÃO DA LISTA DOS LIVROS CANDIDATOS A lista será divulgada na VISÃO Júnior online e no portal da RBE.

Entre 1 de fevereiro e 15 de março
CAMPANHA ELEITORAL Os partidários de cada livro defendem as suas ideias nas escolas. A VISÃO Júnior fará a cobertura da campanha eleitoral, no seu site e na revista.

17 de março
VOTAÇÃO Será feita em urna, na biblioteca da escola ou noutro espaço da escola.

Até 27 de março
ESCRUTÍNIO Contagem e registo dos votos. Os agrupamentos/ escolas enviam resultados da forma que lhes for indicada posteriormente.

23 de abril
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS ELEITORAIS
Divulgação em cerimónia pública.

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: