15 de dezembro 2020 | Leitur@s sustentáveis em partilha | Clube!

São leitur@s sustentáveis em partilha, em vários sotaques, em várias geografias e em língua portuguesa!

Amanhã, alunos da Escola Portuguesa de S. Tomé e Príncipe, da Escola Camilo Castelo Branco – Luanda, Angola, da Escola de S. Jorge, Açores e do nosso Agrupamento de Escolas Coimbra Sul vão encontrar-se, por videoconferência, e ler…ler para acentuar a importância de um desenvolvimento sustentável global para 2030, numa aproximação intercultural de saberes para pensarmos melhor, sermos melhores e termos um olhar crítico e ativo no presente e na construção de um futuro melhor.

Para este 1.º Encontro, que se iniciará pelas 10:30, os alunos dos 6.ºB, 6.ºC, 6.ºE e 8.ºB vão dar voz a poesia, a excertos de obras de diferentes autores e também alguns textos da sua própria autoria que abordam alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em áreas que afetam a qualidade de vida de todos os cidadãos do mundo e daqueles que ainda estão para vir.

Os ODS e a Agenda 2030, adotados pela quase totalidade dos países do mundo, no contexto das Nações Unidas, definem as prioridades e aspirações do desenvolvimento sustentável global para 2030 e procuram mobilizar esforços globais à volta de um conjunto de objetivos e metas comuns. São 17 ODS, em áreas que afetam a qualidade de vida de todos os cidadãos do mundo e daqueles que ainda estão para vir.

Áreas gerais:

Enquanto motor do crescimento económico, de emprego e como fonte de tecnologia e inovação, o setor empresarial tem um papel crítico a desempenhar e um interesse próprio em contribuir para alcançar os ODS. Os ODS são uma oportunidade para as empresas melhorarem ações e projetos estratégicos existentes e implementarem novas ações e projetos com vista a contribuir para as metas nacionais e mundiais.

Pessoas- referentes à erradicação da pobreza e fome, da promoção da dignidade e da igualdade;

Planeta – incidindo sobre o consumo e produção sustentáveis, o combate à mudança climática e à gestão dos recursos naturais;

Prosperidade – no que diz respeito à realização pessoal, ao progresso económico e social;

Paz – sociedades pacíficas, justas e inclusivas, livres do medo e da violência;

Parcerias – relativamente à integração transversal, à interconexão e à mobilização conjunta em prol dos mais vulneráveis.

Para saber +

Aqui está o vídeo deste encontro:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: