BE do AECS | RBC

A Rede de Bibliotecas de Coimbra (RBC) foi formalmente constituída 2008, representando o corolário de uma rede de cooperação local, envolvendo o SABE (Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares) da Câmara Municipal de Coimbra e todas as escolas agrupadas e não agrupadas do concelho e ainda algumas com contrato de associação com o ME, integradas no Programa Rede de Bibliotecas Escolares. Surge a necessidade prática de criar uma sólida rede local de bibliotecas, com a constituição formal do Grupo de Trabalho Concelhio em 8 de outubro de 2008, em articulação com a coordenação interconcelhia RBE.

Em 2011 foi publicado no D.R. n.º 124, Série II de 2011-06-30 o Acordo n.º 120/2011 do Ministério da Educação e Município de Coimbra – Criação de uma rede de Bibliotecas Escolares no concelho de Coimbra.

Integração na Rede de Bibliotecas Escolares das BE do AE Coimba Sul:

 

EB de Ceira | 2000

 

EB Maria Alice Gouveia | 2006

EB Quinta das Flores | 1999

EB de Almalaguês | 2004

EB Vendas de Ceira | 2004

EB Bairro Norton de Matos | 2009

 

Somos uma escola AleR+ desde o ano letivo de 2010/2011!

O Projeto aLeR+ 2027, iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL) e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), destina-se a apoiar escolas que pretendam desenvolver um ambiente integral de leitura, centrado na melhoria da compreensão leitora e no prazer de ler, tendo por base novas estratégias e práticas, não só em contextos formais de aprendizagem, mas, também, noutros contextos de socialização da leitura, digitais, não formais e informais.

Na fase zero do aLer+ 2027 partiu da identificação, com base em critérios pré-definidos, de um conjunto de agrupamentos/ escolas não agrupadas que se constituiu como grupo de partida para esta nova etapa do Programa.

O Agrupamento de Escolas Coimbra Sul foi convidado a integrar este número de escolas que, a nível nacional, implementam o Plano Nacional de Leitura sob a forma de um projeto específico.

 

O projeto DigiDescobertas está associado ao Agrupamento de Escolas Coimbra Sul e pretende favorecer estratégias que efetivem a inclusão digital dos docentes e dos alunos e a melhoria dos serviços digitais disponibilizados pela BE. A BE pretende: a criação e o desenvolvimento de uma biblioteca digital de ebooks em domínio público e de produtos realizados por alunos e professores; a formação de professores em ferramentas/aplicativos digitais visando a sua implementação em contexto de ensino-aprendizagem colaborativa, segundo o Referencial “Aprender com a biblioteca escolar”, em diferentes anos de escolaridade e áreas disciplinares; dar continuidade às sessões de formação com alunos no âmbito dos direitos de autor, pesquisa avançada e segurança na Internet, e outras temáticas; rentabilizar os equipamentos através da criação de banco de equipamentos para circulação nas BE e para trabalho de projetos. 

3 Respostas

  1. it’s an awesome post. i like reading it. thanks.http://www.casaemail.com.br

    Gostar

  2. thanks for sharing this. it was really an interesting and informative article. pretty cool post!http://www.kitsucesso.com

    Gostar

  3. really informative post, i am truly happy to post my comment on your blog. i’m glad that you shared this helpful info with us.http://www.ecadastro.com.br

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: