João Manuel Ribeiro | Conhecer o escritor!

João Manuel Ribeiro

 Nasceu em Oliveira de Azeméis, em 1968.
É licenciado em Teologia.
Mestre em Teologia Sistemática pela Faculdade de Teologia do Porto, da Universidade Católica Portuguesa, com uma tese sobre “Um Itinerário da Modernidade em Portugal – A Evolução Espiritual de Antero de Quental”.

Mestre em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, com dissertação sobre “A Poesia no 1.º Ciclo do Ensino Básico – Das Orientações Curriculares às Decisões Docentes”.

Nesta mesma Faculdade prepara tese de doutoramento em Ciências da Educação sobre “A Poesia na Escola – Organização do Ensino e Compreensão da Literariedade”.

Recentemente tem-se dedicado à escrita para crianças, acompanhando tal processo com um trabalho de dinamização da literatura em Escolas Básicas do 1.º Ciclo e colégios, quer através de oficinas de escrita criativa, quer através de encontros onde diz poesia.

Para crianças publicou: Estrela e Príncipe da Paz (2005), O Encanta Pardais Voador (2006), O Natal do Ratinho Daniel e outros versos (2006), Rondel de Rimas para Meninos e Meninas (2008), A Menina das Rosas (2008), (Im)Provérbios (2008), Poemas da Bicharada (2008), Um, dois, três – Um mês de cada vez (2008), Poemas para Brincalhar (2009) e Alfabeto de Adivinhas (2009), Pontos sem nó (2009), Gémeos (2009), A Casa Grande (2009), Romanceiro de Natal (2009, com Vergílio Alberto Vieira).

 Publicou ainda os seguintes livros de poesia: Regras do mel e da flor (2002), Amores quase perfeitos e outras arritmias (2002), Livro de Explicações (2003), a circulação precoce dos relâmpagos (2007), O Anjo acocorado (2009), Trajectória inconsútil do desejo (2009).

12 Respostas

  1. Ele escreve livros muito engraçados.

    Gostar

  2. Eu adoro os livros do escritor.Ele tem uma imaginação muito fértil .
    Ele vem à minha escola.

    Gostar

  3. Gostei muito dos livros do escritor João Manuel Ribeiro. Estou muito curioso por conhecer o escritor.

    Gostar

  4. Gostei de conhecer o escritor, os seus poemas são muito giros.
    Um dia hei-de conhecê-lo!

    Gostar

  5. Todos os livros são giros e aprendemos muitas coisas com eles.

    Gostar

  6. Acho os seus livros giros, engraçados e muito interessantes.

    Gostar

  7. Vamos conhecer o escritor para a proxima semana.
    Gosto muito dos livros do escritor.
    Vamos fazer-lhe uma entrevista.

    Gostar

  8. No dia 20/10/2010 o escritor Joao Manuel Ribeiro veio a nossa escola E.B.1 do Farinheiro fizemos uma entrevista e ele fez uma sesao de autografos e ainda deu um marcador de livros com a sua assinatura atras foi uma das melhores coisas que ja me aconteceu eu adorei especialmente a parte em que ele esteve a conversar e cantou cançoes que tinha nos seus belos livros connosco. Eu adorei.

    Gostar

  9. Eu ando na Escola Alice Gouveia e sou do 5ºB.
    Chamo-me Sofia Milo e visito este site muitas vezes.

    Gostar

  10. […] Sito in https://bibliomag.wordpress.com […]

    Gostar

  11. Olá,sou um aluno da escola Oiã Poente, que tu foste visitar quero dizer que gostei muito dos teus livros, e que quando fores dar o resto eu tenho um presente para te dar. Beijinhos o meu nome é Duarte. 🙂

    Gostar

  12. O escritor João Manuel Ribeiro foi à minha escola e a partir de agora comecei a conhecê-lo e ele é muito fixe.

    Gostar

Deixe um comentário